Conheça as diferenças entre os plásticos do dia a dia

Muito presente na vida cotidiana, o plástico é um material com grande adaptabilidade que compõe uma gama de produtos. Sua alta durabilidade, menor consumo de energia na produção e facilidade de processamento são fatores que o tornam extremamente prático para diversas utilizações.

Plásticos são polímeros cuja matéria-prima derivada principalmente do petróleo. O Brasil já está desenvolvendo um Plástico a partir de um subproduto do Etanol, e apesar de muitas pesquisas serem conduzidas sob diferentes rotas para se obter um polímero, o processo químico continua sendo o mais vantajoso economicamente e muitos dos materiais assim produzidos podem ser reciclados.

Existem diversos tipos de plásticos e cada um tem suas propriedades particulares e consequentemente aplicações diferenciadas.

Dentre os diversos tipos de plásticos podemos citar os seguintes:

  • PP – Polipropileno: um dos termoplásticos de menor peso específico e com excelente resistências à produtos químicos além de ser soldável torna o PP uma excelente opção para fabricação de peças para indústria química.
  • PEAD/PEBD – Polietileno de Alta e Baixa Densidade: São polímeros produzidos a partir da mesma molécula, porém em densidades diferentes, o que diferencia suas propriedades. O PEAD – Polietileno de Alta Densidade, é usado para peças como tampas, chapas de corte de alimentos, pás para contato com alimentos, guias, etc. O PEBD serve para fabricar sacolas, filmes, sacos de lixo etc. Ele é leve, transparente e flexível;
  • PVC – Policloreto de Vinila: Comum na produção de canos, telhas, janelas, portas também é fabricado em semiacabados como bastões e chapas para fabricação de peças usinadas para ser usada principalmente na indústria química;
  • PET – Poli-tereftalato de etileno: É o mais conhecido de todos: é o plástico que compõe nossas garrafas de refrigerante e água.já como semiacabado ele apresente excelente estabilidade dimensional e resistência química que permite o seu uso em contato com óleos, graxas e hidrocarbonetos sem sofrer nenhuma degradação ou alteração na sua estrutura.
  • Em nosso próximo post falaremos sobre outros plásticos!

Nossa equipe está pronta para atendê-lo sobre qualquer dúvida de uso ou características dos produtos. Entre em contato: (41) 2107-1616 | www.mgsplasticos.com.br | Skype: contato.mgsplasticos

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − onze =